“Temos em Rondônia muita gente atuando em ações de prevenção da doença e para amenizar o sofrimento dos pacientes, mas ainda precisamos avançar muito para termos a estrutura necessária para atender bem a todos”

Assessoria

Na semana nacional de combate ao câncer, o senador Acir Gurgacz (PDT) destacou o esforço da sociedade rondoniense para prevenir e tratar essa doença no Estado, que ocupa o terceiro lugar em casos de câncer na região Norte. O senador destacou que a mobilização da sociedade, sob a liderança de algumas personalidades e políticos trouxeram para o Estado uma estrutura que vem melhorando a cada dia para prevenir e tratar a doença.

Ao destacar o envolvimento da sociedade na causa, o senador citou o trabalho dos Grupos de Apoio aos Portadores de Câncer (GAPC) que estão organizados em diversas cidades do Estado, e que promovem ações como o leilão Direito de Viver, a caminhada Passos que Salvam, o projeto Força na Peruca e a Carreta de Prevenção ao Câncer de Mama, voltados para arrecadar fundos para as instituições que trabalham na prevenção e combate ao câncer, e que também promovem ações de prevenção.

“Temos em Rondônia muita gente atuando em ações de prevenção da doença e para amenizar o sofrimento dos pacientes, mas ainda precisamos avançar muito para termos a estrutura necessária para atender bem a todos”, frisou Gurgacz.

O senador destacou que, juntamente com a deputada Silvia Cristina (PDT), trabalhou para trazer o Hospital do Amor da Amazônia para Porto Velho, e tem atuado para a construção do Centro de Prevenção e Reabilitação, em Ji-Paraná, além de ter destinado emendas para a estruturação e manutenção dessas unidades. Atualmente, o centro de prevenção funciona dentro do Hospital Municipal de Ji-Paraná, mas já tem um terreno destinado e projeto aprovado para construção da unidade própria na cidade.

FONTE:tudorondonia.com/