ete alunos do Colégio Objetivo de Porto Velho foram selecionados para participar da simulação de uma sessão da Organização das Nações Unidas, que ocorrerá em Brasília, entre os dias 13 e 16 de novembro. O vencedor dessa nova etapa disputará com vencedores de outros países em Harvard University, nos Estados Unidos.

Nos dias 14 e 15 de outubro, ocorreu a primeira etapa dessa simulação em Porto Velho que contou com a participação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e visava debater questões sobre o Estado Islâmico, o que exigiu muito conhecimento sobre os países representados por eles e, acima de tudo, diplomacia para negociar e defender seus argumentos utilizando técnicas eficazes de oratória. “Foi a primeira vez que alunos do Colégio Objetivo participaram dessa ação e, pelo que pude perceber, foi a primeira de várias que ocorrerão, pois eles voltaram com muita vontade de participar novamente”, revela a coordenadora do Ensino Médio, na Unidade Jardim América, Pricila Oliveira.

Exemplo disso é a aluna Awdrey Sophia (17 anos), do 3º ano do Ensino Médio Mais. Ela já comprou sua passagem para a nova etapa em Brasília. Sophia viu na simulação uma grande chance. “Decidi participar da simulação porque quero cursar Relações Internacionais, quero ser diplomata, então pareceu ser a situação perfeita de vivenciar algo que me mostrasse como seria a profissão que eu quero seguir”, afirma a aluna.

Nesta nova etapa da Simulação, os alunos irão saber qual país representarão somente no dia, diferente da primeira etapa onde eles souberam uma semana antes. O que eles possuem de antemão são os temas que serão debatidos. “Serão três temas. O país, nós só saberemos no dia mesmo. Mas, eu tenho certeza que nossa equipe irá representar muito bem o Colégio e o estado de Rondônia na Conferência”, observa Awdrey.

A aluna Nayara Rodrigues da 1ª série do Ensino Médio (Unidade Jardim América), já está animada. “Foi muito bom ver que fui selecionada mesmo sabendo que o nível no rigor e na avaliação acadêmica serão altos. Eu vou concorrer com pessoas de todo país, pessoas que já participaram várias vezes de uma simulação. Dá um pouco de medo, mas prefiro sentir esse medo agora do na hora da Conferência porque lá eu quero estar tranquila, relaxada para debater e debater bem, como na primeira vez onde fiz bem o meu papel e ainda ganhei certificado por isso”, determina Nayara.

Os outros alunos selecionados para nova Simulação da Conferência da ONU em Brasília foram: Lucas Morimoto, Thiago Henrique, Ana Clara Lisboa, Lindberg Oliveira e Vinícius Santiago.

unidade-i-alunos-que-participaram-da-simulacao-da-onu-25 unidade-ii-alunos-que-participaram-da-simulacao-da-onu-30

Fonte: Assessoria