Os diversos cursos oferecidos pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) têm desenvolvido importantes pesquisas dentro..
Por Redação Diário da Amazônia

Os diversos cursos oferecidos pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) têm desenvolvido importantes pesquisas dentro dos laboratórios que a instituição possui. Um deles, o grupo composto por acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil está desenvolvendo uma pesquisa científica sobre uma residência totalmente automatizada com energia renovável.

Segundo a acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Wanessa Glanzel Hoffmann, o projeto tem a tipologia residencial, trazendo a ideia de bioconstrução, com o objetivo de criar um espaço sustentável promovendo o equilíbrio do ser humano com o espaço interno e externo. “Para buscar uma maior autonomia e menor impacto ambiental foram adotados métodos na busca para desenvolver um mecanismo inteligente que reconcilie o homem com o ambiente”, afirmou a estudante.

O professor responsável pela pesquisa, José Wanderson Oliveira destaca que a mais recente novidade é que o artigo foi apresentado, aceito e submetido para a Editora Atena, para publicação no livro Arquitetura e Urbanismo: Planejando e Edificando Espaços 3, com previsão de publicação em dezembro.