A cidade de Manaus teve o dia mais chuvoso do ano nesta quarta-feira (5), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Defesa Civil do município. O volume total chegou a 135,8 milímetros. A concentração maior de chuva foi registrado nas Zonas Centro-Oeste e Oeste.

O registro foi feito de 1h até as 11h, segundo média das quatro bases de pluviômetros instaladas na cidade. Segundo o órgão de defesa, o maior volume de chuva foi registrado de 9h às 12h.

O pluviômetro da base do Inmet, localizado no bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul, registrou 129,6 mm e a base local do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no Parque do Mindu, o total de 155,2 mm.

Nos pluviômetros das bases do Mutirão e da sede da Defesa Civil Municipal, na Compensa, os registros foram de 155,2 mm e 163,6 mm, respectivamente, o que dá a média de 135,8mm entre as quatro.

Até então, segundo informações do Inmet e da Defesa Civil Municipal, o dia mais chuvoso do ano havia sido no dia 11 de março, com o acumulado de chuva de 60 mm.

Ocorrências

Em relação aos chamados pela central do 199, até às 17h desta quarta (5), foram recebidos o total de 37 ocorrências, sendo oito casos de alagação, quatro desabamento de muro, oito deslizamentos de barranco, dois desabamento de casa de alvenaria, quatro riscos de deslizamento de barranco, sete risco de desabamento de casa e três tombamentos de árvore sobre casa e um incêndio em casa de alvenaria.

Fonte: G1