O processo de lotação dos servidores para as escolas municipais de Cruzeiro do Sul encerrou nesta sexta-feira (1º). Após isso, o ano letivo deve iniciar na próxima quinta (7). O município precisa de mais de 1,2 mil profissionais e mais de 50% desses serão contratados de forma temporária.

O pessoal para trabalhar nas escolas urbanas já foi lotado e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está encerrando a contratação dos professores e servidores de apoio para as unidades da zona rural.

O município conta com um quadro de pouco mais de 500 servidores permanentes na Educação e para completar o quadro necessário para atender a demanda das escolas está contratando mais 700 provisórios.

“Tivemos um concurso temporário prorrogado, dentro da lei, e os professores estão sendo chamados de acordo com a classificação que obtiveram no concurso”, afirmou Valdenísio Martins, coordenador administrativo da Semed.

Ainda de acordo com a Educação, apenas as escolas que estão com professores em processo de formação não terão as aulas iniciadas na próxima semana. Segundo Martins, nessas unidades, o ano letivo dever ter início em abril.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul tem uma rede de 120 escolas, sendo que a maioria é localizada na zona rural. Apenas 49 ficam na área urbana. Este ano, o município teve mais de 11 mil alunos matriculados nos ensinos infantil e fundamental.

Fonte: G1