Localizar o ponto de ônibus mais próximo e saber em quanto tempo o veículo vai passar no local agora já é possível aos usuários do transporte coletivo de Porto Velho que possuem um aparelho android conectado a internet e ao  GPS. A novidade disponibilizada pelo Consórcio do Sistema Integrado Municipal de Transporte de Passageiros (SIM), já pode ser baixada  no Google Play Store.

app

Com o aplicativo “Meu ônibus SIM”, o passageiro do transporte coletivo da capital passa a ter mais comodidade, uma vez que pode identificar, há uma distância de até dois quilômetros, quais o pontos que estão próximos dele e o tempo estimado para que as linhas passem naquele local. Esse tempo é atualizado em tempo real, uma vez que todos os ônibus do SIM possuem equipamento de GPS.

A diretora executiva do Consórcio SIM, Elizabete Barufaldi, lembra que disponibilizar essa grande novidade para o sistema de transporte coletivo  em Porto Velho é uma das principais metas do SIM desde o início deste ano. “Foram vários meses de estudo com a empresa que desenvolveria o APP, a compra e a instalação dos equipamentos de GPS em toda a nossa frota, treinamento dos nossos colaboradores para se ajustarem a esta nova forma de acompanhamento do monitoramento, enfim, um projeto arrojado que teve vários etapas até chegar a esta fase de teste com os usuários”.

Importante destacar que o aplicativo está em fase de testes, alguns ajustes ainda precisam ser feitos para que possa ser efetivado e incluído também para aparelhos com sistema iOS. Os problemas que a população identificar e as sugestões podem ser encaminhadas pela página oficial do SIM no fan page https://www.facebook.com/SIM-Sistema-Integrado-Municipal ,  na página do SIM na web no endereço www.simpvh.com.br ou no próprio aplicativo do celular na opção “Deixe sua opinião”.

Como utilizar o APP “Meu Ônibus SIM”

1 –  Baixe o aplicativo, identifique no mapa os pontos de parada mais próximos a você utilizando o GPS do seu celular ou digite um endereço para localizar os pontos mais próximos;

2 – Selecione o ponto de parada desejado e visualize as linhas que passam por este ponto e suas respectivas previsões de chegada;

3 – Selecione a linha de ônibus que desejar e veja no mapa o trajeto e a previsão de chegada do próximo veículo até seu ponto de parada;

4-  Aproveite o aplicativo e fique por dentro das novidades da sua cidade acessando a opção “Notícias”.

Importante:  O Meu Ônibus SIM depende das informações enviadas pelos veículos através da rede de dados da operadora de celular. Problemas na rede ou na cobertura da operadora interferem na qualidade da informação em tempo real. Nestes casos, o SIM agradece as pessoas que  compartilharem a experiência através da opção “Deixe sua opinião” no próprio aplicativo.

Fonte: Assessoria