rugbyyO fim de semana foi movimentado para as equipes de rugby de Rondônia e Roraima. O estádio Aluízio Ferreira foi palco de uma das etapas da Liga Norte de Rugby, nas categorias feminino e masculino. Em campo, as meninas do Banzeiros e Makuxi brigaram pela vitória, e com velocidade e garra, o time visitante levou a melhor.

Para que a disputa pudesse acontecer, o campo do Aluizão passou por mudanças, e traves improvisadas se tornaram o alvo da competição. Para a atleta Líris Aguiar, do Makuxi, mesmo sem tanta experiência a equipe está conseguindo se superar a cada competição.

– Para o meu time eu posso dizer que no geral o rugby é mais que um esporte, é um estilo de vida pelos valores que ele prega, pela disciplina que ele tem ensinado para a gente. Nós temos 80% de pessoas em um time que nunca foram atletas e a gente tem conseguido nos últimos dois anos bons resultados.

Stephanie Birrer, capitã da atletas do Banzeiro, explica que apesar dos treinos intensos, muitas meninas se machucaram durante a disputa e tiveram que ser substituídas, o que pode ter atrapalhado no desempenho.

– A gente precisa trocar muitas funções, porque as meninas têm lesões durante o jogo, se machucam, então a gente troca muita função. Dessa vez eu estou como capitão do time Banzeiro jogando ou de half ou de abertura. As vezes precisa fazer substituição e a gente tem que fazer um reajuste no time.

Em três jogos, o Makuxi venceu os três e saiu como time campeão da Liga Norte de Rugby. O Banzeiro não venceu nenhuma partida, mas usou a competição como preparação para outros campeonatos.
Fonte: GE