O laboratório do Hospital de Clinicas Doutor Alberto Lima (Hcal), em Macapá, suspendeu a realização de exames por falta de materiais básicos. A paralisação, comunicada através de memorando assinado no domingo (7), afeta o atendimento tanto no Hcal quanto em outros quatro hospitais da rede pública estadual.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, por meio de nota, que a realização dos exames será normalizada na terça-feira (9), com a chegada de materiais e componentes.

O laboratório em questão atende pacientes do Hcal, do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), do Hospital de Emergências de Macapá (HE), do Hospital Estadual de Santana (HES) e outras unidades de saúde.

No documento, que alerta os hospitais sobre a paralisação dos exames e não informa prazo para o restabelecimento do serviço, é justificada que a situação ocorre em decorrência da falta de fornecimento de materiais por parte de uma empresa terceirizada.

“O laboratório informa que está sem poder realizar exames no momento, em decorrência da falta de fornecimento do material para realização destes pela empresa responsável”, informou o memorando, que cita a falta de tubos de coleta, etiquetas e diluentes para a realização dos exames laboratoriais.

“Aguardamos uma posição dos setores competentes para resolução da situação”, detalhou o documento.

Fonte: G1