Uma nova Área de Preservação Permanente (APP) foi demarcada na manhã desta sexta-feira (9) no bairro Dom Bosco, em Ji-Paraná (RO), cidade situada a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho. A ação faz parte da programação da semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5 de junho.

A área fica situada entre as ruas Xingú e Rio Guaporé e foi demarcada para tentar preservar pés de buritis e nascentes. A ação foi realizada por uma equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semeia).

De acordo com a bióloga Meire Zanetin, a área foi escolhida principalmente por já haver degradação. “Lá é uma área que já houve conflitos, denúncias de invasão até dos próprios moradores. Estamos marcando para coibir, evitar que pessoas entrem prejudicando a fauna no local”, explica.

O estudante do sexto período do curso de biologia e estagiário na Semeia José Arthur Nestor diz que é muito importante ver na prática a realidade do que estudam na sala de aula. Para Arthur, ainda falta informação à população sobre as leis que cuidam do meio ambiente.

“Com as APPs, a população em si já terá um aviso prévio sobre aquela área. É também uma forma de educação ambiental, pois as pessoas vão saber da importância que esta área tem para o meio urbano e preservação da fauna e flora”, acredita o aluno.

Fonte: G1