Começa nesta segunda-feira (15) em todo o estado de Roraima a Campanha Nacional de Multivacinação. A ação tem como finalidade atualizar a caderneta de vacinação. Crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade são prioridade.

O ‘Dia D’ da campanha será realizado no sábado (16), quando todos os postos de saúde da rede pública estarão abertos. A vacinação é realizada pela rede municipal, nos postos de saúde, e segue até o dia 22 de setembro.

Durante a campanha serão ofertados mais de 15 tipos de vacinas para o combate de doenças como a meningite C, tétano e as hepatites A e B. Além disso, a vacina contra a influenza estará disponível para crianças e gestantes que não foram imunizadas neste ano.

Conforme o governo estadual, o Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI) já recebeu do Ministério da Saúde as vacinas contra a febre amarela, hebatite B, hepatite A, influenza e BCG.

Também foram recebidas as vacinas tríplice viral, meningocócica, pneumocócica, tetra viral, pentavalente, VIP (vacina inativada poliomielite), vop (conhecido como gotinha), DTP, DTPA e a rotavirús, totalizando um estoque de mais de 170 mil doses para atender a demanda de cada município.

O gerente do NEPNI, Rodrigo Danin, recomendou que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes para receberem as doses.

“O público-alvo precisa comparecer ao posto de saúde mais próximo de casa e verificar se está com todas as vacinas em dia”, afirmou.

Fonte: G1