No último mês, mais 325 assaltos a ônibus foram registrados em Manaus. A média é de cerca de 10 crimes por dia. O levantamento é do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiro do Estado do Amazonas (Sinetram). Ao todo, 3.556 assaltos ocorreram entre os meses de janeiro e novembro, em veículos das dez empresas que operam no transporte coletivo da capital amazonense. Mais de 1,2 mil suspeitos foram preso só neste ano.

De acordo com o sindicato, o prejuízo para o sistema já passa de R$ 938,6 mil.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) informou que 214 pessoas foram presas por assaltos a ônibus, em Manaus, apenas em outubro.

“A SSP reformulou a operação Catraca, que passou a atuar com barreiras fixas e monitoramento dos veículos com abordagens surpresa. Só no mês de outubro foram realizadas 2.105 abordagens a ônibus urbanos, 4.235 a mototáxis, 27,7 mil a motos e 3,790 a táxis. Os dados do mês de novembro ainda não foram consolidados. O número de prisões de envolvidos em assaltos a ônibus cresceu 336%, em outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado”, informou nota da SSP-AM.

De acordo com os dados da secretaria, entre janeiro e outubro de 2017, foram feitas 1.242 prisões em decorrência do crime. Em todo o ano de 2016, foram 518 prisões.

Cartão

O Sinetram defende que o uso do Cartão Passafácil pode gerar a redução de assaltos nos coletivos.

“A polícia tem trabalhado bastante para reduzir esses crimes, porém os assaltos continuam na mesma média do início do ano. O que chama os criminosos para assaltar os coletivos, são os valores que os cobradores têm no caixa. Enquanto não mudarmos a forma de pagamento, vamos continuar com esse alto índice de assaltos. O pagamento com o cartão Passafácil é a melhor opção”, disse o presidente do Sinetram, Carmine Furletti, por meio de assessoria de imprensa.

Casos recentes

Assaltos ainda não incluídos nas estatísticas ocorreram nos últimos dias.

Oito assaltantes armados se passaram por passageiros e tentaram roubar linha 086 no bairro Distrito Industrial II, na noite de quarta-feira (6). Os criminosos agiram com violência e agrediram vítimas. Cinco foram interceptados e detidos em flagrante. As prisões ocorreram após vítima reconhecer assaltante e ligar para polícia de dentro do coletivo, durante assalto.

Quatro pessoas foram baleadas em uma tentativa de assalto a um ônibus da linha 325, na Avenida Torquato Tapajós, Zona Norte de Manaus. O crime ocorreu na tarde desta terça-feira (5). Dois homens são suspeitos do crime, um deles foi detido após ser agredido por populares. Eles usavam uma arma caseira.

Fonte: G1