O Ministério da Justiça e Cidadania autorizou a permanência da Força Nacional de Segurança Pública no Amazonas por 30 dias, a contar desta quinta-feira, 12 de janeira, data em que a portaria nº 32 foi publicada no Diário Oficial da União.

Membros da Força Nacional começaram a desembarcar na cidade nesta terça-feira (10) para auxiliar as forças policiais locais a controlarem a crise no sistema penitenciário do Amazonas e reforçar a segurança nos presídios de Manaus.

Conforme a portaria, a atuação da Força Nacional se dará “em caráter episódico e planejado, em consonância com as corporações envolvidas (…), nas ações de policiamento ostensivo, na modalidade de Rádio Patrulhamento, nos perímetros externos do Sistema Penitenciário do Estado do Amazonas”.

Segundo o ministério, os membros da Força Nacional terão acesso “aos sistemas de informações e ocorrências, no âmbito da Segurança Pública, durante a vigência da portaria autorizativa”. O Governo do Amazonas, que foi quem solicitou a presença da Força Nacional em Manaus, por meio de ofício enviado no último dia 8, terá a responsabilidade de dar apoio logístico e supervisionar as ações.

A portaria não especifica a quantidade de homens da Força Nacional envolvidos na operação, e diz apenas que o “número de policiais a ser disponibilizado pelo Ministério da Justiça e Cidadania obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação”.

Fonte: A Crítica