Estão abertas as inscrições para a 8ª edição da Conferência da Terra: Fórum Internacional do Meio Ambiente. O evento, realizado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), ocorre entre os 18 e 20 de setembro no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), na zona Norte de Boa Vista.

Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de agosto no site do evento e submeter artigos até o dia 31 de julho. Os trabalhos apresentados serão divulgados como capítulos nos e-books, tanto no Brasil, quanto em outros países.

O Fórum é destinado a pesquisadores, professores, representantes de instituições governamentais e não governamentais nacionais e internacionais.

Com o tema “Línguas, Ritos e Protagonismos nos Territórios Indígenas”, a conferência vai abordar 22 eixos temáticos, entre eles; tradições indígenas, sistemas produtivos, migrações humanas, questões da terra, políticas públicas e projetos, mudanças climáticas, educação e línguas, entre outros.

Segundo a organização, a escolha de Boa Vista para sediar o Fórum Internacional do Meio Ambiente se deve a representatividade dos povos ancestrais que ocupam 50% do território estadual, com a ocupação de 32 terras indígenas em Roraima, entre elas Yanomami, São Marcos, Waimiri-Atroari e Raposa Serra do Sol.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) elegeu 2019 como o ano internacional das línguas indígenas, apoiando e fortalecendo a conscientização global da preservação, revitalização e promoção das línguas originárias no planeta.

Fonte: G1