Neste sábado (18) será realizado em Belém o II Passeio Ciclístico Pedalando Pela Vida. O evento marca a abertura da Semana do Doador promovida pela Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) como forma de agradecimento àqueles que dedicam parte de seu tempo para doar salgue e salvar vidas. A programação especial segue até o dia 25 de novembro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A expectativa do Hemopa é de 400 coletas de sangue por dia nesse período.

O “Pedalando Pela Vida” tem cunho beneficente e o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da doação de sangue como um ato de cidadania. Os participantes puderam ser inscrever pelo site do Hemopa para recebimento de kits do passeio e a estimativa é de que mil pessoas integrem a programação.

O percurso do passeio será de 11,5 quilômetros e compreenderá o seguinte itinerário: Largada – Rua dos Caripunas (ao lado do Hemopa) – Travessa Padre Eutíquio – Rua João Diogo – Avenida 16 de Novembro – Rua Veiga Cabral – Portal da Amazônia – Rua dos Mundurucus – Avenida Alcindo Cacela – Travessa Padre Eutíquio – Rua dos Caripunas. Chegada – Sede do Hemopa.

Segundo o Hemopa, a Semana do Doador é um momento de entretenimento e de agradecimento aos voluntários que, de maneira anônima, dispensam algumas horas do seu dia para ir ao Hemopa exercer a solidariedade ao seu próximo. Também é um momento de sensibilizar a população sobre a doação de sangue, atraindo novos voluntários.

Critérios para doação

Para ser um doador de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. Os homens podem doar com intervalos de dois meses e as mulheres a cada três.

As doações de sangue podem ser feitas no hemocentro coordenador, que fica na Travessa Padre Eutíquio, bairro de Batista Campos, ou na Estação de Coleta Castanheira, que funciona no térreo de acesso ao Pórtico Metrópole, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.

Fonte: G1