No sexto levantamento sobre a safra amapaense para 2018, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) manteve a previsão de crescimento de 6,8% em relação ao obtido no ano passado para cereais, leguminosas e oleaginosas. Segundo a expectativa, a colheita neste ano deve alcançar 62,6 mil toneladas.

A área plantada no estado também deve crescer na mesma proporção, com expansão de 6%, principalmente para o cultivo da soja, que vai ocupar 58 mil toneladas da produção total. Em relação aos grãos, o Amapá terá colheita superior a estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Amazonas.

Itens como cana-de-açúcar e mandioca devem ter alta no total plantado, enquanto arroz e banana devem render menos que o produzido em 2017. A previsão do IBGE faz parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), feito mensalmente pelo instituto.

Ao todo, a previsão de produção do Norte é de 8,5 milhões de toneladas, uma queda de 4,1% frente a produção do ano passado. Para a região, a produção amapaense anual vai representar 0,7% do total do que for colhido entre os sete estados da região.

Fonte: G1