Mesmo após chover 14 milímetros em Sena Madureira, interior do Acre, o nível do Rio Iaco permanece abaixo de 1 metro. Nesta terça-feira (17), o manancial marcou 98 centímetros. O nível do rio subiu dois centímetros após a chuva, segundo a Defesa Civil do município.

Ao G1, o coordenador Carlos D’Ávila contou que não chovia na cidade há mais de 40 dias. Porém, ele disse que a população ainda não foi afetada com as consequências da estiagem. Em agosto do ano passado, o Rio Iaco chegou a marcar 68 centímetros.

“Ontem [segunda,16] deu uma chuva de 14,6 milímetros e refrescou bem a chuva, foi um temporal. Graças a Deus, está tudo tranquilo, não tem queimadas. Já chegou a 50 centímetros. A preocupação podia ser com a água para abastecer a cidade, mas está tendo abastecimento”, detalhou.

Abastecimento

Apesar da seca, o Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa) informou que o abastecimento segue normal. O diretor de Abastecimento das Cidades do Interior do Depasa, Davi Bussons, explicou que trocaram a bomba de captação, mas que essa troca já estava prevista pelo órgão.

“Aumentamos a potência de captação de água. Tiramos a antiga e colocamos uma bomba mais potente. Ela produzia 50 litros por segundo e aumentou para 90 litros. Estamos trabalhando normalmente, mesmo com essa baixa no rio”, detalhou.

Fonte: G1