Após reunir centenas de voluntários em prol do meio ambiente mais saudável, o Dia Mundial da Limpeza recolheu, no sábado (15), 50 toneladas de lixo e entulho despejados indevidamente no rio Amazonas, na orla de Macapá. Garrafas de plástico e vidro, pneus e carcaças de eletrodomésticos estavam entre os itens mais retirados do local.

Além de voluntários, o evento reuniu centenas de alunos de escolas municipais, funcionários e tratores da prefeitura na capital para a retirada de entulhos maiores e troncos na beira do rio. A ação internacional aconteceu no sábado em mais de 150 países e outras 400 cidades brasileiras.

A limpeza foi considerada pelos participantes como uma das maiores já registradas no leito do rio, onde além do trabalho, foram dadas dicas sobre consumo consciente e preservação ambiental. O foco foi a redução no descarte irregular na água de sacos e garrafas plásticas.

Os integrantes da limpeza colocaram a mão na massa e ainda receberam mudas de plantas, orientação sobre compostagem utilizando restos orgânicos, além da produção de lixeiras.

Fonte: G1