A Secretaria de Turismo e Lazer do Acre (Setul-AC) afirmou que a taxa de ocupação dos principais hotéis de Rio Branco chegou a 58,9% entre os meses de janeiro e maio deste ano. O Departamento de Planejamento e Monitoramento da Setul, responsável pelo levantamento, informou que a pesquisa foi feita em uma amostra de aproximadamente 60% dos estabelecimentos da capital. O cálculo trata-se da média das taxas de ocupação informadas pelos próprios hotéis.

A secretária de Turismo, Rachel Moreira, apontou que o Acre possui um turismo predominantemente de negócios e que medidas adotadas pelo governo – como pagamento de servidores em dia e manter verbas para investimento – têm contribuído para manter o ramo hoteleiro em desenvolvimento.

A gestora acrescentou que, durante os meses pesquisados, diversos concursos foram realizados no estado – como das polícias Civil e Militar. Para ela, outro fator que incidiu diretamente para a taxa é a Campanha #PartiuAcre, que estimula o turismo dentro do próprio estado.

“O #PartiuAcre é uma proposta de levar o acreano a se hospedar em hotéis, às vezes, durante o final de semana ou feriados prolongados. Temos tido uma resposta positiva. Os hotéis [que aderiram à campanha] acabam oferecendo descontos ou diárias estendidas aos finais de semana”, falou.

Fonte: G1