O ministro da Justiça Torquato Jardim viajou a Roraima nesta quinta-feira (19) e foi recebido com protesto de moradores em Pacaraima, cidade ao Norte do estado e que faz fronteira com a Venezuela.

Jardim desembarcou em Roraima por volta das 9h30 (horário local) na Ala 7, antiga Base Aérea de Boa Vista, e seguiu em uma aeronave para Pacaraima, cidade distante 215 km de Boa Vista. O objetivo da visita foi acompanhar as ações de acolhimento aos imigrantes venezuelanos no município.

O ministro chegou a Pacaraima por volta das 10h30, visitou o centro de triagem na fronteira, as instalações de um novo abrigo que será inaugurado na cidade, o abrigo Janokoida, que recebe índios venezuelanos e o Centro Pastoral para Migrantes.

Durante a visita dele à cidade, moradores protestaram para cobrar atenção do Governo Federal quanto ao intenso fluxo de venezuelanos na cidade.

Desde 2015, os imigrantes fogem da grave crise sociopolítica no país natal e, em média, 500 cruzam a fronteira todos os dias, segundo o Exército Brasileiro.

O protesto dos moradores começou às 9h, foi encerrado às 13h, e chegou a bloquear a BR-174, que liga os dois países. Após negociação com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes passaram a liberar o tráfego a cada 20 minutos.

Segundo João Kleber, um dos organizadores da manifestação, uma comissão de nove moradores foi recebida pelo ministro para expor os problemas enfrentados na cidade. A conversa durou cerca de 20 minutos.

“Nossas reinvindicações são muitas, mas resumimos a dois pontos: a questão da segurança e da saúde”, destacou.

João Kleber disse ainda que os moradores relataram sobre o número grande de arrombamentos, furtos, homicídios e da falta de medicamento nos postos e hospital da cidade.

“Eles tem que lembrar de nós brasileiros que pagamos impostos. Também somos dignos de ajuda e ele [ministro] não se comprometeu com nada efetivamente, mas disse que ia enviar um relatório com os recursos que já foram mandados para o estado referente a questão migratória, numa espécie de prestação de contas”.

O prefeito da cidade, Juliano Torquato (PRB), também conversou com Torquato Jardim e afirmou que o ministro vai relatar a situação de Pacaraima aos demais ministros do governo Temer.

“O ministro se sentiu muito honrado e feliz por ouvir a população e disse que irá colocar essas reivindicações para os demais ministérios”, informou Torquato.

Após a visita a Pacaraima, Jardim retornou a Boa Vista no início da tarde e embarcou de volta para Brasília. Ele estava acompanhado de representantes da Casa Civil e ministérios da Saúde, Defesa e Desenvolvimento Social.

Fonte: G1