Os alunos Luiz Felipe Barboza Brasil, Mateus Oliveira Soares Santana e Maycon de Souza Matos, do Ensino Médio do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMGO) Ely da Silva Braz, de Luziânia, foram premiados na 25ª Jornada de Foguetes 2019, realizada entre os dias 12 a 15 de novembro, na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Em sua 25ª edição, a Jornada é organizada pela Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) e pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba). O evento tinha como objetivos avaliar a capacidade de estudantes do Ensino Médio de construir e lançar foguetes feitos de garrafas pet, tendo como propelente o vinagre e o bicarbonato de sódio.

Os participantes da Jornada também tiveram a oportunidade de participar de oficinas e palestras de Astronomia e Astronáutica, de atividades no planetário móvel e de oficinas de construção de minifoguetes com combustível sólido, além de apresentarem a construção do seu foguete pet, sua base de lançamento e suas técnicas de lançamento.

Jornada

A 25ª Jornada de Foguetes reuniu alunos de escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil e também avaliou os melhores projetos de construção e lançamento de foguetes feitos de garrafa pet. Os critérios da banca examinadora consideraram o acabamento e originalidade dos foguetes, acabamento e originalidade da base de lançamento, segurança e apresentação da equipe participante. A distância percorrida durante o lançamento foi decisiva para a definição dos ganhadores e as seis melhores apresentações foram premiadas.

Foram classificadas para a competição 50 equipes de todo o Brasil. Os estudantes que conseguiram realizar lançamentos acima de 150 metros foram premiados com troféus. Os três alunos do CEPMGO Ely da Silva Braz Ely da Silva Braz tiveram um lançamento de 150,90 metros da base até o local de pouso. Fonte:jornal.educacao.go.gov.br/