por Samuel Elom

Se você deseja ser candidato a vereador ou prefeito nas eleições 2020, provavelmente já acompanha o cenário político brasileiro. Se você faz isso, deve ter percebido como as redes sociais foram uma ferramenta indispensável para que alguns candidatos alcançassem o cargo desejado.

Em junho de 2018 o instagram chegou a 1 Bilhão de usuários ativos por mês, sendo o Brasil o segundo país com maior número de usuários. Responda para você mesmo, é possível ignorar esses dados?

O aplicativo é muito dinâmico e continua crescendo no Brasil. A rede social permite diversos formatos de posts, principalmente conteúdos que gerem engajamento da sua audiência.

Dicas de instagram para candidatos

 Crie um perfil comercial

Este é o primeiro passo que você deve fazer em seu perfil do instagram. Um perfil comercial te permite ter algumas funções diferentes de um perfil comum.

Para isso, seu perfil do instagram deve estar vinculado a uma página no facebook.
Com o perfil comercial você pode colocar informações mais detalhadas, como por exemplo inserir um link, telefone, endereço, criar call to actions e ter acesso a métricas.

  1. Poste fotos e vídeos de qualidade

Essa dica pode parecer óbvia mas é comum ver conteúdos de baixa qualidade nas redes sociais. Publique fotos nítidas, que sejam de fácil assimilação para o seguidor. O próprio instagram oferece ferramentas para edição das imagens e vídeos, permitindo acertar o enquadramento, corrigir iluminação, aplicar filtros, entre outros.

No caso dos vídeos tenha muita atenção. Não basta apenas ter uma boa qualidade de imagem, é preciso ter um áudio claro, com o mínimo de ruídos, nem muito alto a ponto de “estourar”, ou muito baixo de uma forma que o seguidor não conseguirá ouvir.

  1. Conheça o comportamento de seus seguidores

A sua estratégia de marketing político no instagram tem que está diretamente ligada ao comportamento de seus seguidores. É preciso falar com eles, na linguagem deles, na hora que eles estiverem disponíveis. Para isso é preciso usar as métricas (ainda vamos falar sobre ela), que te darão informações sobre como seu conteúdo é absorvido (ou não) pelo seu público.

  1. Interaja com seus eleitores no Instagram

Uma campanha eleitoral de sucesso não se trata de você, mas das pessoas que você consegue envolver. Isso não é diferente nas redes sociais. O público não é mais passivo, ele quer responder e ser respondido, colocar sua opinião, concordar e discordar dos conteúdos ali expostos.

O storie do instagram exibe várias ferramentas focadas na interação com a audiência, entre eles:

  • Enquetes
  • Perguntas
  • Testes
  • Bate Papo

Poste fotos com outras pessoas e não esqueça de mencionar o perfil dela (isso faz com que elas se sintam parte do seu trabalho e possivelmente podem compartilhar seu post).

  1. Promova suas postagens

O crescimento do seu perfil no Instagram deve ser orgânico e verdadeiro. Isso não quer dizer que não possa alavancar seus resultados através da promoção de posts. Um dos principais recursos para aumentar o alcance de seu conteúdo é o patrocínio de posts. Essa ação pode levar seu conteúdo para outras pessoas que ainda não sigam sua página.

Mas não basta pagar e esperar o resultado acontecer, é preciso no momento de criar seu post patrocinado, definir informações do seu público alvo, como idade, gênero, região, interesses, etc.

  1. Conheça seus adversários

    Fique sempre de olho, você precisa mapear outros candidatos, principalmente os que falam sobre temas parecidos com o seu. Assim você poderá produzir um conteúdo mais exclusivo.

    Tome cuidado, não tente imitar seus adversários políticos, lembre-se que cada um tem uma estratégia diferente, principalmente porque público diferentes, exigem conteúdos, horários e abordagens diferentes.

  2. Busque hashtags como #precandidato #candidato2020…
  1. Mantenha a frequência de postagens

Não existe uma regra que define a quantidade de conteúdo que você deve postar, mais que bom senso para não encher a timeline do seguidor, ou ser ausente a ponto de ser esquecido, é preciso testar vários tipos de conteúdo em vários horários para saber como é melhor se comportar.
Quer saber como fazer isso? vamos a nossa próxima dica: as métricas.

  1. Avalie as métricas

Informação é poder! Teste as dicas que citamos acima, mas não esqueça de acompanhar as métricas fornecidas por um perfil comercial do instagram. Os relatórios gerados, mostram o resultado que seu conteúdo lhe trouxe.

Através das métricas você tem acesso a quantas pessoas acessaram seu perfil, visualizaram suas postagens e o perfil de sua audiência como localização, idade, sexo, entre outros.

Esse passo é MUITO IMPORTANTE! São as métricas que ajudam a entender o comportamento do público, se os seus conteúdos estão gerando resultados. Através dessas informações é possível criar cada vez mais estratégias melhores que engajem seu público.

 O que não fazer no Instagram

Mesmo seguindo todas as boas práticas do instagram, algumas atitudes que são comuns por alguns usuários podem minar sua estratégia na rede social, veja agora o que não fazer no instagram!

Não compre seguidores

Nunca, jamais compre seguidores! O crescimento de seu perfil deve ser real, as pessoas tem que querer segui-lo por conta própria, por que seu conteúdo é relevante pra ela.

Comprar seguidores não leva a lugar nenhum, isso não vai fazer que seu perfil seja mais visto, na verdade você provavelmente vai diminuir sua taxa de engajamento se o fizer. Além disso vocẽ poderá estar sendo seguido por uma quantidade de perfis falsos ou se verdadeiros, não estão interessado em seu conteúdo.

A melhor maneira de conquistar seguidores é apostando diariamente em um conteúdo relevante para seu público, patrocinando postagens e analisando métricas para manter o perfil sempre atualizado.

Evite pedir votos

Você pode se perguntar, mas como um candidato não deve pedir votos? Não é bem isso, na verdade, o instagram é um lugar ideal para mostrar a proposta de valor do candidato, se esse objetivo for cumprido, provavelmente parte de seu público vai considerar votar em você.

ATENÇÃO: É PROIBIDO PEDIR VOTOS ANTES DO PERÍODO DE CAMPANHA  ELEITORAL!

Falando nisso, temos um material específico sobre COMO PEDIR VOTO AO ELEITOR.

Não ignore seu seguidor

Toda vez que falamos sobre redes sociais aqui no NeritPolítica precisamos lembrar disso: Ninguém quer ser ignorado!
Sempre responda as interações que as pessoas tem com você, seja comentário, resposta a um storie, reação a algum post entre outros. Você não gostaria de ser ignorado pelo trabalho que vem fazendo, lembre-se que seu seguidor também sente o mesmo.

 Atenção as regras eleitorais

Em período eleitoral, usar o instagram (assim como outras redes sociais) exige do candidato muita atenção. Isso por que existem regras específicas desde a pré-campanha, como por exemplo não fazer pedido explícito de votos ou a proibição de impulsionamento por pessoa física.

As regras são muitas e complexas, por isso preparamos um post específico:
Campanha Eleitoral 2020: o que pode e o que não pode!


Bom, essas são dicas básicas de como usar bem o instagram, se gostou deste conteúdo, experimente acessar nossa página materiais onde vai encontrar vários ebooks feitos para candidatos e políticos eleitos. Você também pode encontrar mais informações em nosso Blog.

https://neritpolitica.com.br/blog

Samuel Elom

Estudante de Jornalismo
Time de Marketing