Atacadistas recorrem a deputados para intermediar diálogo

atacadistasOs deputados estaduais Janaina Riva (PMDB) e Oscar Bezerra (PSB), membros da Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Comércio de Bens da Assembleia Legislativa, receberam, nesta segunda-feira (7), representantes do setor atacadista de Mato Grosso, preocupados com a reforma tributária do Governo do Estado.

Os comeciantes buscaram o apoio do Legislativo para intermediar um diálogo junto ao Poder Executivo sobre a retirada dos incentivos fiscais para o setor, uma vez que não constam do texto da reforma. Além da desigualdade das alíquotas para os atacadistas de Mato Grosso com relação aos outros estados.

“A gente entende que é importante a arrecadação do estado estar em evolução, mas as nossas demandas são muitas,  queremos ser ouvidos para poder contribuir. Nossa principal reivindicação é que haja uma igualdade das alíquotas aplicadas em Mato Grosso com relação ao setor atacadista dos estados vizinhos. Este é distinto e concorre com todos os outros estados da Federação, ou seja, nós temos em Mato Grosso uma atuação local, mas que tem concorrentes de todos os estados aqui e que vem tirar receita, emprego e oportunidades que damos aos mato-grossenses”, explica o empresário Sebastião Gonçalves.

Na prática, de acordo com os representantes, os comerciantes têm deixado de comprar dos atacadistas de Mato Grosso para comprar de outros Estados, cuja carga tributário é menor e, por consequência, com o valor dos produtos menor. Somente no ano passado o setor atacadista gerou para Mato Grosso R$ 92 milhões em impostos.

Segundo o presidente da Associação Mato-grossense  de Atacadistas e Distribuidoras, João Carlos Sborchia, o setor espera contar com os deputados e com a frente parlamentar para uma intermediação no diálogo com o governo das demandas dos empresários atacadistas.

Frente Parlamentar

A frente parlamentar é composta por no mínimo cinco deputados, conforme regulamenta o Regimento Interno do Poder Legislativo. O objetivo é promover em conjunto com representantes da sociedade a discussão da legislação e das políticas públicas de Mato Grosso relacionadas a um determinado setor da sociedade.

Compõe a Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo os deputados Oscar Bezerra, Janaina Riva, Zé Domingos Fraga, Sebastião Rezende, Dilmar Dal Bosco e Carlos Avalone.

Fonte: Assessoria