Confira o que funciona durante o dia de aniversário de 259 anos de Macapá

Macapá, capital do Amapá, completa 259 anos no sábado (4). Por ser feriado municipal, a data  altera alguns horários de atendimento em instituições públicas e privadas. O G1 levantou as principais mudanças. Confira:

Centro Comercial
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio-AP) informou que no feriado funcionarão de 8h às 13h as empresas dos segmentos de materiais de construção, elétricos, hidráulicos, representantes, calçados e o comércio atacadista de gêneros alimentícios.

As empresas dos ramos de materiais de escritório e papelaria, lojas, móveis e eletrodomésticos abrirão de 8h às 18h. O segmento de varejo de gêneros alimentícios funcionará das 7h às 22h.

Para os segmentos de farmácia, bares, hotéis, restaurantes e similares, o horário de funcionamento será diferenciado, pois se enquadram dentre as atividades econômicas essenciais e de utilidade pública. Estabelecimentos que funcionam dentro de shoppings obedecem o horário de funcionamento de cada estabelecimento.

Transporte Público
A Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac) informou que durante o feriado a frota de veículos vai ser de 100% das 6h às 23h, inclusive com a cobrança da tarifa social a todos os passageiros no valor de R$ 1,40.

Supermercados
As três redes de supermercados que atuam na capital informaram que não vão alterar o horário de funcionamento durante o feriado.

Santa Lúcia – SuperCenter e Padre Júlio entre o horário de 7h e 22h; unidades do Buritizal e BR-156 das 17h até 21h.

Supermercado Favorito – das 7h às 22h.

Fortaleza – unidades Macapá Shopping e Rodovia JK funcionam normalmente das 7h às 22h; as lojas do Jesus de Nazaré, Tiradentes, Laguinho, Perpétuo Socorro e BR-156, das 7h às 21h.

Shoppings
Amapá Garden – inicia as atividades às 12h. O estabelecimento vai oferecer uma programação especial para o aniversário da capital com um “Aulão de Ritmos”, com o grupo de atividade física fisiotrainning, ao som de músicas da região norte, apresentação do maestro Elias Sampaio, além de uma comemoração com distribuição de bolo aos frequentadores.

Macapá Shopping – não informou horário de funcionamento.

Vila Nova Shopping – deve funcionar em horário normal, das 9h até 21h. A partir das 18h, o estabelecimento vai oferecer uma programação cultural na praça de alimentação em homenagem à cidade.

Coleta de lixo
O cronograma de coleta dos resíduos será mantido normalmente no dia do aniversário da capital, confirmou a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur).

Hospitais e postos de Saúde
O atendimento de urgência e emergência nos Hospitais de Emergência (HE), da Mulher Mãe Luzia (HMML), de Santana (HS), Pronto Atendimento infantil (PAI) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Zona Norte será mantido durante a data. O mesmo acontece nas Unidades Básicas de Saúde, que respeitarão os mesmos horários.

Instituições públicas
Os órgãos públicos do governo do estado não funcionarão no sábado, exceto as instituições que desenvolvem serviços essenciais, como as unidades de saúde, polícias Civil (PC) e Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os órgãos da prefeitura de Macapá também não terão atendimento ao público e nem funcionamento interno, exceto serviços essenciais na capital. As atividades municipais voltarão ao normal na segunda-feira (6).

Fonte: G1