Turismo no Pará teve queda de quase 8% em 2016

A Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) divulgou na última terça-feira (7) o balanço do turismo no estado. O número de turistas que visitou o Pará em 2016 reduziu em quase 8%. Para tentar recuperar o setor, o Governo divulgou um plano de recuperação do setor.

Em 2015, 1.113.273 turistas visitaram o estado. Já em 2016, o número foi menor de 1.030.359, queda de 7,4%. Segundo Adenauer Góes, secretário de Turismo, o motivo da queda no setor foi devido à crise econômica. Mas ele disse que existe um plano de turismo para reverter este cenário.

“Nós vamos ter o melhoramento em aeródromos, por exemplo, lançamos a pouco tempo um plano chamado ‘Voe Pará’, que é um de incentivo na aviação regional, com desoneração do ICMS do combustível de aviação. Estamos trabalhando também numa sintonia com os empresários para temos um incremento de fluxo de turistas estrangeiros também nos cruzeiros marítimos”, explicou o secretário.

De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), a recuperação do turismo no Pará esbarra na falta de estrutura básica em setores importantes para o turismo, além dos altos preços das hospedagens.

“Em termos turísticos ela é bem ruim. Nós temos dificuldades na hotelaria, nos temos dificuldades nas passagens, com o rodoviário por causa das estradas, nós temos dificuldades de segurança. Então, isso tudo influencia quando eu falo nessa negatividade para o turismo no estado”, explicou Rose Larrat, vice-presidente da ABAV.

Em nota, o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Pará justificou os altos preços praticados no estado alegando, justamente, a baixa frequência de turistas que obriga os empresários a cobrar mais caro para manter os custos de manutenção dos empreendimentos.

Fonte: G1