Cheio de desfalques, Paysandu enfrenta o LEC para evitar pressão do Z4

Restando nove jogos para o fim da Série B do Brasileiro, o Paysandu faz um dos confrontos mais importantes da sua caminhada na competição a partir das 21h30 (20h30, horário de Belém) desta terça-feira. O Luverdense abre a zona de rebaixamento e tem apenas três pontos a menos que o Papão. Uma vitória no Passo das Emas faria os bicolores respirarem de vez na tabela de classificação, enquanto que uma derrota pode trazer de volta um clima de pressão ao clube paraense.

Com 37 pontos, o Paysandu é o 11º colocado. Entretanto, pode beirar o Z4 ao final da 30ª rodada se não conseguir surpreender o LEC logo mais. Alguns dos adversários diretos na luta contra a queda têm missões mais espinhosas, como Boa Esporte e Goiás, que recebem Internacional e Juventude, respectivamente, mas outros podem ter mais facilidade para pontuar, como o Guarani, que joga contra o lanterna ABC em casa, e o CRB, que mede forças diante do Náutico com o apoio da torcida. O Figueirense, que visita o Londrina, também pode ultrapassar o Lobo.

Por outro lado, vencendo, o Paysandu chegaria aos 40 pontos e precisaria de mais duas vitórias na sequência para chegar à margem que praticamente o livra do rebaixamento, além de segurar os mato-grossenses no Z4.

A missão do técnico Marquinhos Santos é formar uma equipe competitiva mesmo com desfalques decisivos. Na lateral-esquerda, Guilherme Santos, um dos destaques do time, está lesionado. Peri, reserva imediato, suspenso. Jean, que ainda não disse a que veio, jogará na posição. O polivalente Rodrigo Andrade, contundido, ficou em Belém. Sem Fábio Matos, com o terceiro amarelo, e Diogo Oliveira, em trabalho de transição, o Papão não conta com meias armadores entre os relacionados. Mesmo assim, o comandante aposta em um time coeso e ofensivo pelos três pontos na casa do Luverdense.

– Nós não podemos mudar a estratégia, a característica, em função do adversário. Não podemos jogar por uma bola. Temos que, com a bola, agredir, jogar verticalmente, buscando sempre a vitória, o Paysandu é isso e é o que o torcedor espera, independente do momento ou do local de jogo – avalia Marquinhos Santos, que pode optar por Jhonnatan no meio-campo e três atacante na formação principal.

Luverdense x Paysandu – 30ª rodada da Série B

Local: Estádio Passo das Emas – Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso
Hora: 21h30 (20h30, horário de Belém)
Paysandu: Emerson; Ayrton, Perema, Diego Ivo e Jean; Renato Augusto, Nando Carandina e Jhonnatan (Augusto Recife); Welinton Junior (Magno), Bergson e Caion
Arbitragem: Felipe Gomes da Silva, Luiz Souza Santos Renesto e Diego Grubba Schitkovski, todos do Paraná
Transmissão: Premiere
Tempo Real: com vídeos pelo GloboEsporte.com