Em apenas dez horas, chove 80% do esperado para o mês inteiro em Marabá

Em apenas dez horas, choveu 80% do esperado para o mês inteiro em Marabá, sudeste do estado, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Várias ruas do município ficaram alagadas.

Na parede da casa do comerciante Gedenilson Moura, na manhã desta quinta-feira (9) ainda dava para ver o nível que a água atingiu. O canal transbordou e impediu que ele saísse de casa pela amanhã. “Todo ano isso se repete. A mesma agonia, o mesmo desespero. A passagem é pouca para o volume de água que desce para esse canal”, diz.

A área da grota do aeroporto é uma das mais críticas porque a água não tem para onde escoar. Existe um projeto de urbanização que deveria ter ficado pronto em 2015, mas até agora não saiu do papel.

A grota do aeroporto corta cinco bairro do Núcleo Cidade Nova e, com a chegada do período de chuvas, a situação piora. Isso prejudica mais de 50 mil pessoas.

Em nota, a prefeitura de Marabá informou que, desde abril, no fim do inverno amazônico, trabalha para reconstruir sistemas de drenagem de pontos históricos de alagamentos na cidade.

Fonte: G1