Matrículas para alunos sorteados em colégios militares começam na próxima segunda-feira em Rio Branco

O período de matrícula para os alunos sorteados para estudar nos colégios militares em Rio Branco começam na próxima segunda-feira (15). As matrículas devem ser feitas das 8h às 12h e das 14h às 15h no Centro de Referência em Inovações para Educação (Crie), no Centro da cidade e vão até a quarta-feira (18).

Ao todo estão sendo ofertadas 1.120 vagas, sendo 560 para o colégio militar Dom Pedro II, no Residencial Rosalinda e outras 560 para o Colégio Tiradentes, no bairro Calafate. O Colégio Tiradentes vai ser coordenado pela PM e o Dom Pedro II pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre.

Das vagas, 50% são destinadas a dependentes de militares e outros 50% para a comunidade em geral. Ao todo, quase 4 mil pessoas se inscreveram.

O sorteio ocorreu na terça (2) no Comando Geral da PM. A previsão é de que as aulas iniciem em março, assim como toda a rede pública de ensino.

Para a matrícula, o estudante deve levar documento original de histórico escolar, uma cópia da certidão de nascimento e o documento original, duas fotos 3×4, uma cópia do comprovante de endereço, uma cópia do documento de identidade dos pais ou responsável legal.

No caso de filhos ou dependentes de militares, os estudantes devem apresentar uma cópia da carteira de identidade funcional do titular, acompanhada do documento original.

O presidente da comissão de seleção dos alunos, tenente-coronel James Clei de Carvalho informou que os estudantes que não comparecerem vão perder a vaga.

Após a matrícula, o estudante que faltar nos cinco primeiros dias de aula, sem justificativa, vai perder o direito à vaga e um candidato da lista de espera deve ser chamado.

“Fizemos um cadastro de reserva com 20 pessoas, se por ventura alguém não se matricular dentre aqueles que foram sorteados, nós chamaremos o cadastro de reserva”, explicou o presidente da comissão.

Carvalho afirmou ainda que foram feitos os sorteios das vagas para os militares e depois para a comunidade e que sobraram vagas destinadas aos dependentes de miliares.

“Nós chamamos essas vagas que sobraram de vagas remanescentes e fizemos o sorteio. Os estudantes que ficaram nas vagas remanescentes já podem fazer a inscrição a partir do dia 15 também”, concluiu.

Fonte: G1