Vagas restantes da pré-matrícula em escolas serão ofertadas presencialmente

Após duas fases de cadastros, o período de pré-matrícula on-line para as escolas públicas de Macapá e Santana encerra às 23h59 desta quinta-feira (8), tendo os pais ou responsáveis de alunos somente a sexta-feira (9) para efetivação da confirmação da vaga escolhida.

Após esse período, as vagas não preenchidas nas escolas públicas estaduais serão disponibilizadas em listas a partir de 15 de fevereiro para os responsáveis que não realizaram nenhuma etapa da chamada escolar ou àqueles que desejam ainda trocar o local de ensino do estudante.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed) esse último processo antes do início do calendário letivo – previsto para 19 de fevereiro – acontecerá de forma presencial, com os interessados procurando as instituições desejadas para confirmar ou trocar matrículas.

“Vamos divulgar, mas o pai pode ir na escola, e mesmo naquelas que ele procurou na primeira e segunda fases, porque em algum momento [posterior] alguém pode ter desistido ou pedido para sair, cancelar vaga e então ela abre de novo”, explicou Ailton Guedes, coordenador de Educação Básica.

A secretaria reforçou que a desistência de alguns pais ou responsáveis é comum, mesmo após o período de confirmação da matrícula, e com isso recomenda-se aos interessados ficarem atentos.

“Outra demanda são pessoas que não conseguiram matrícula num certo lugar, matricularam em outro e agora querem trocar. Estamos orientando a irem na escola, mas respeitando a capacidade de vagas determinadas a ela”, completou o coordenador.

Ao todo mais de 40 mil vagas foram oferecidas na rede pública estadual e municipal para as cidades de Macapá e Santana nas modalidades de Ensino Médio, Fundamental e para Jovens e Adultos (EJA).

Fonte: G1