Detran flagra mais de 240 pessoas não habilitadas conduzindo veículos no AM

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) autuou 247 donos de veículos por permitir que pessoas não habilitadas conduzissem veículos de sua propriedade. As autuações ocorreram somente nos primeiros dois meses deste ano. Houve aumento de 304,9% dessas infrações de trânsito em relação ao mesmo período de 2017, quando foram registradas 61 multas por esse mesmo motivo.

Os dados foram divulgados pelo diretor-presidente do Detran-AM, Vinicius Diniz, que fez um alerta aos proprietários de veículos que entregam o automóvel a pessoa sem habilitação. Ele lembra que, nessa situação, o dono do veículo comete infração gravíssima e deve ser punido com multa e apreensão do veículo, além da medida administrativa, que prevê o recolhimento da habilitação do proprietário. As penalidades estão previstas Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo Vinicius Diniz, em todo o ano de 2017, um total de 578 donos de veículos foram punidos por permitir que pessoa não habilitada conduzisse veículo de sua propriedade.

“A situação é comum, mas o que poucos sabem é que estão cometendo um crime. Isso mesmo: se você fizer esse ‘favor’, de emprestar ou entrega seu veículo a pessoas não habilitadas estará sujeito a pena de detenção, de 6 meses a 1 ano, ou multa”, disse o diretor-presidente do Detran-AM.

Fonte: G1