Hospital Coronel Mota realiza campanha de prevenção do câncer de laringe em Boa Vista

A Clínica Especializada Coronel Mota, no Centro de Boa Vista realiza partir da próxima segunda-feira (16) atendimentos gratuitos de saúde com o objetivo de detectar casos de câncer de laringe.

A ação faz parte da Semana Nacional da Voz e segue até o dia 19 de abril. A expectativa é atender 200 pessoas durante os quatro dias da campanha.

De acordo com a otorrinolaringologista, Mariana de Landa, organizadora do evento, a campanha é focada na promoção de ações gratuitas com orientações, além da avaliação e triagem de pessoas com risco, queixas ou sintomas sugestivos de doenças da garganta.

“As enfermidades que mais afetam a voz estão o refluxo laringofaríngeo, as lesões benignas nas pregas vocais e o câncer de laringe. Profissionais que utilizam a voz com maior frequência como professores, cantores, assistentes de telemarketing, entre outros, são os mais afetados, assim como fumantes e idosos”, disse.

Os atendimentos serão realizados das 8h às 16h na própria unidade, onde serão distribuídas 24 senhas para cada turno. Os interessados em obter atendimento devem apresentar o documento de identidade oficial com foto.

A camapanha tem como público alvo, adultos maiores de 18 anos que apresentem rouquidão, dor de garganta e dificuldade para engolir há mais de 14 dias.

Mariana explicou ainda que para evitar doenças na garganta são necessários alguns cuidados como não fumar, não forçar a voz, evitar falar excessivamente em ambientes com barulho, não pigarrear com frequência e rapidamente, manter-se hidratado, além de manter a qualidade da alimentação e do sono.

Fonte: G1