Vigilância Sanitária encontra medicamentos e produtos transportados irregularmente em Boa Vista

A Vigilância Sanitária de Boa Vista fiscalizou e inspecionou veículos e cargas nesse sábado (21) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e encontrou diversos medicamentos e produtos sendo transportados irregularmente.

A ação teve início às 3h da manhã e registrou diversos produtos alimentícios, de higiene e limpeza, entre eles, pães, morangos, hambúrgueres. A maioria dos produtos foi de cargas de medicamentos, como anti-inflamatórios, antialérgicos e antibióticos.

O trabalho de fiscalização e inspeção teve ainda apoio do Conselho Regional de Farmácia. O objetivo era coibir o transporte irregular de produtos e medicamentos, como explicou o diretor da vigilância, Fernando Matos.

“Eles foram encontrados de forma inadequada, sem acondicionamento necessário, dentro de bagageiros e por empresas que não possuem autorização de transporte de mercadorias e sim de passageiros, caracterizando o transporte inadequado”, explicou o diretor da vigilância, Fernando Matos.

Após a inspeção, a Vigilância vai solicitar a documentação das empresas para apurar cada caso, de forma específica e somente então tomar as medidas cabíveis.

“Vamos solicitar das empresas transportadoras e das que estão adquirindo os produtos a documentação e verificar a finalidade da comercialização”, disse o diretor de vigilância.

Caso sejam comprovadas as irregularidades, a Vigilância Sanitária de Boa Vista irá tomar as medidas necessárias de acordo com a legislação vigente.

De acordo com a vigilância, apenas as empresas licenciadas pelos órgãos sanitários podem trabalhar com a entrega de medicamentos. A carga deve ser acondicionada em veículos climatizados com temperatura adequada para não perder a eficácia do produto.

Fonte: G1