Saúde vai disponibilizar testes rápidos para quase 5 mil grávidas acompanhadas pela rede municipal em Rio Branco

Várias atividades estão sendo feitas durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno em Rio Branco. Entre as novidades, está o oferecimento do serviço de novos testes rápidos em grávidas, que detectam ao menos 40 doenças transmissíveis ao bebê, como hepatite e toxoplasmose. O teste é mais conhecido como “teste da mãezinha”.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que são 4,9 mil grávidas atendidas pelo programa de acompanhamento à gestante. O lançamento do novo teste foi feito na Policlínica Barral y Barral, na quinta-feira (2).

Além de consultas médicas, na unidade, as usuárias do Sistema Municipal de Saúde têm acesso a exames de ultrassonografia, testes rápidos e exames laboratoriais. O encontro reuniu várias grávidas para esclarecimento.

A primeira gestante a fazer o exame foi Kézia Galvão. Grávida de 32 semanas, ela faz o pré-natal na rede municipal de saúde. “Era o que estava esperando, porque os outros eu já tinha feito”, contou.

O secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida, disse que o novo serviço vai reforçar e reduzir ainda mais o índice de mortes na maternidade, que atualmente, é 11 em a cada 100 mil habitantes, segundo a Saúde.

“Estamos oferecendo o pré-natal, sete consultas do pré-natal, duas ultrassonografia durante o período e agora o ‘teste da mãezinha’, que pode identificar doenças que podem prejudicar o nascimento do bebê”, finaliza.

Fonte: G1