Desfile cívico das escolas estaduais do AP será em dois dias com mais de 2 mil alunos

O Desfile Cívico de 13 de setembro, que celebra a criação do Território Federal do Amapá, terá a participação de mais de 1,5 mil estudantes de 35 escolas públicas estaduais. Como já é tradicional, a apresentação será no Sambódromo, a partir das 16h.

Este ano, os estudantes levarão para a Avenida Ivaldo Veras a temática “Educação para a paz: a gente reconhece, estabelece e faz”. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), as escolas serão divididas em pelotões e terá seis bandas marciais das escolas Gonçalves Dias, Nilton Balieiro, Maria Nazaré Ferreira Lima, Tiradentes, Walkíria Lima e Colégio Amapaense, além da participação da Banda da Polícia Militar (PM).

As comemorações não se concentram no Sambódromo. Na Zona Norte de Macapá o desfile será na terça-feira (11), a partir das 16h, com a participação de 540 estudantes de 12 escolas estaduais. Lá, três bandas marciais vão tocar: Nilton Balieiro, Esther da Silva Virgolino e do Instituto Federal do Amapá (Ifap), além da participação da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP).

Sobre a temática deste ano, a Seed explicou que “o objetivo é incentivar a cultura da paz por meio de práticas que reforcem o sentimento humanitário e de tolerância, promovendo a conscientização da sociedade e o combate a toda forma de violência, dentro e fora do ambiente escolar”.

Todas as escolas participantes foram selecionadas via edital, no qual tiveram que apresentar um projeto. Ainda segundo a Seed, as unidades receberam ajuda financeira que variou de R$ 1,3 mil (escolas com pelotões) e R$ 3 mil (para as bandas marciais).

Serviço

Desfile Cívico Estudantil 2018

Dia 11 de setembro (terça-feira)
Local: Rodovia do Curiaú, na Zona Norte
Hora: 16h

Dia 13 de setembro (quinta-feira)
Local: Sambódromo, na Zona Sul
Hora: 16h

Fonte: G1