Vendaval destrói parte do telhado e forro do Ifac no interior do AC; aulas da tarde foram suspensas

Um forte vendaval assustou alunos e servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac), em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, no início da tarde desta quinta-feira (13). O vento destruiu parte do telhado, forro e da cobertura da frete da escola.

Com isso, as aulas do período da tarde foram suspensas. Os alunos estavam no horário do almoço quando ouviram o barulho e viram algumas telhas caindo. Nenhum estudante ficou ferido.

Para se proteger das telhas que estavam caindo, a estudante Júlia Adriângela conta que os alunos foram levados pelos servidores para dentro da cantina. Ela conta que os estudantes ficaram bastante assustados com o vendaval, e alguns acabaram atingidos com objetos carregados pelo vento.

“Estava no refeitório, estávamos almoçando e começaram a dizer que estava ventando muito, depois as coisas começaram a cair. Fomos todos para dentro da cantina, que lá tem forro, e os servidores nos colocaram lá. Aconteceu de, até com o pessoal da minha turma, voar alguma coisa na cabeça. Foi muito assustador, todo mundo ficou se perguntando o que estava acontecendo”, lembra.

Victor Manoel disse que ouviu um som bem alto, logo em seguida as pessoas começaram a gritar de medo. O estudante relembrou também que já tinha presenciado uma situação semelhante, mas nunca dentro da escola.

“Ninguém esperava que isso fosse acontecer, ainda mais que estava quente nesses últimos dias. Foi um choque bem forte para gente. Já presenciei ventania na região, mas não na escola”, destacou.

O diretor do Ifac, campus Cruzeiro do Sul, Orleinilson Bastante, frisou que o vendaval destruiu parte do telhado e parte da frente do Instituto. Ele afirmou que ainda não é possível detectar todos os danos, apenas uma avaliação mais precisa vai apontar todo estrago.

“Lamentavelmente nesse tempo de muita quentura proporciona essas tempestades, e o nosso campo está localizado em uma região que pega muito vento. Hoje à tarde [quinta,13] não tem aula, suspendemos a atividade. Já está vindo uma equipe de manutenção para avaliar para sabermos se é possível ter aula hoje à noite. Graças a Deus nenhum aluno se feriu”, garantiu.

Fonte: G1