Circuito de artes leva cultura e entretenimento a comunidades carentes em Cruzeiro do Sul

Em Cruzeiro do Sul, três amigos idealizaram uma ação que tem como foco levar cultura e lazer a pessoas carentes. O grupo criou o circuito das artes #acidadesediverte e a primeira apresentação ocorreu nesta segunda-feira (15), na comunidade Laguinho, que fica localizada na Estrada da Variante.

Os idealizadores levaram à comunidade o filme “Shaulin do Sertão”, uma comédia brasileira que provocou muitas gargalhadas e interação entre os moradores da comunidade.

O evento foi promovido pela caravana da cultura, composta por Clerton Souza, Rodrigo Andrade e Elisson Barros, conhecido como Sílvio Santos do Acre.

“Temos um grupo que discute e faz cultura em nossa cidade. Em nossas conversas surgiu a ideia de criar esse circuito e levar entretenimento para as comunidades afastadas. A primeira apresentação foi surreal, ver as pessoas agradecendo e nos convidando para fazer outra apresentação foi empolgante. É uma comunidade próxima da cidade, mas nunca lembrada culturalmente”, disse Clerton Souza.

O filme escolhido retrata as origens da comunidade. “A linguagem mais próxima da nossa realidade, que somos de origem nordestina. Semanalmente, vamos levar filmes, rodas de capoeira, Street dance e outros seguimentos a uma comunidade de nossa cidade toda segunda-feira”, complementou Souza.

Moradora da comunidade, Laura Maria gostou da novidade. Ela disse que foi bom sair da rotina e se divertir um pouco. “Para mim, foi muito legal. Isso nunca tinha acontecido. Reunimos vários jovens e foi uma atividade muito boa. Acredito que o cinema deve ser levado para outras comunidades”, elogiou.

A dona de casa Naide Souza também aprovou a iniciativa e pediu outras apresentações. “Foi muito legal. Nunca tinha acontecido nada parecido aqui. Espero que aconteça outras vezes. Nossa juventude gostou do cinema. Nossa comunidade aprovou o projeto”, falou.

Os fazedores de cultura já decidiram que a próxima apresentação vai ser em uma rua do bairro Cruzeirinho Novo, onde moram dezenas de pessoas de baixa renda que vão ser contempladas com um filme e um ‘stand up comedy’ do Silvio Santos do Acre.

Fonte: G1