Espetáculo no Margarida Schivasappa faz críticas ao cenário político brasileiro

O grupo “Imundas de Teatro” apresenta nesta quarta-feira (3) a peça “I (Mundo) Ubu”, no teatro Margarida Schivasappa, em Belém. O espetáculo é uma adaptação da obra francesa “Ubu Rei”, do dramaturgo Alfred Jarry, e fala sobre os conflitos entre personagens da alta sociedade para chegar ao topo de uma realeza decadente.

De acordo com o diretor da peça, Marcelo Andrade, o espetáculo tem cerca de 1h30 de duração e apresenta críticas referentes ao contexto político brasileiro. A peça, satiriza, principalmente, a polarização partidária que ofusca o debate sobre a necessidade de melhorias na qualidade de vida da população.

Segundo o diretor, a adaptação da obra à realidade brasileira foi uma idealização colaborativa. O projeto fez parte dos projetos contemplados pelo edital “Pauta Livre” da Fundação Cultural do Pará (FCP).

“A adaptação do Ubu Rei aconteceu de forma colaborativa. Os atores precisavam construir cenas em grupo usando como indutor de criação a obra de Alfred Jarry. Foi muito importante se conectar com o momento político, pois era nosso maior indutor. Como o grupo possui integrantes com grande preocupação políticas foi mais fácil acionar esses debates e transpor isso para a cena de forma crítica”, explica o Marcelo.

Serviço

O espetáculo I (Mundo) Ubu
Data: Quarta-feira (3) às 20h
Local: Teatro Margarida Schivasappa, no Centur
Ingressos a 15,00 (antecipado na Loja Ná Figueredo); ou R$ 30,00 (com meia-entrada) na bilheteria do Teatro.

Fonte: G1