Semana de Ciência e Tecnologia 2018 tem mais de 300 atrações no Amapá

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) 2018 tem uma vasta programação no Amapá. Com a participação de quatro instituições de ensino do estado, mais de 300 atrações entre exposições, mesas redondas, seminários e palestras fazem parte do evento que iniciou na segunda-feira (15) e segue até domingo (21).

A grande quantidade de atividades científicas acontece pela parceria entre Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade do Estado Amapá (Ueap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) e Instituto Federal do Amapá (Ifap).

Esse ano a SNTC aborda a temática “Ciência para Redução das Desigualdades”. Em Macapá, a programação acontece na Ueap e no Ifap. No interior, ela se estende para os campus do Ifap de Laranjal do Jari, Santana, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari e Oiapoque.

A estudante de pedagogia Brenda Lazareth, de 22 anos, apresenta no evento a pesquisa que realizou sobre o bullyng nas escolas e a influência no aprendizado dos alunos. Ela conta que a prática de cientista a fez mudar como pessoa.

“A ciência na minha vida veio para mudar tudo e veio para me trazer perspectivas mais abrangentes. Antes de entrar na universidade eu tinha uma perspectiva de mundo diferente, agora tenho uma visão mais abrangente, mais rica, mais cheia de possibilidade e eu descobri também um potencial que eu não imaginava que eu tinha”, contou a acadêmica.

Outro estudante que participa do evento é Emanuel Brandão, de 22 anos, que estuda ciências biológicas na Unifap. Apesar de ser da área biológica, Brandão escolheu falar sobre as adversidades enfrentadas por pessoas com deficiência como forma de chamar atenção para educação inclusiva.

“Escolhi falar de um tema mais ligado ao social porque a educação envolve várias áreas do conhecimento. Então, eu penso ser necessário que todas as áreas do conhecimento entendam sobre o que é uma educação inclusiva. A inclusão deve acontecer em todas as áreas e locais”, explicou Brandão.

Na Ueap, a SNTC acontece em conjunto com o 7º Congresso Amapaense de Iniciação Científica, onde mais de 200 pesquisas serão apresentadas, e também com a 2ª Mostra Científica, Cultural e Artística do Parfor. Confira a programação completa que acontece na Ueap e no Ifap do campus Macapá e para os cinco municípios do interior.

Fonte: G1