Associação de Autistas do AP abre 44 vagas para estagiários e voluntários

Iniciaram nesta terça-feira (29) e seguem até 1º de fevereiro as inscrições para estagiários e profissionais voluntários para atuação na Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA). A instituição de apoio lançou edital com 44 vagas em sete áreas distintas.

Os interessados em se inscrever devem procurar a sede da associação, localizada na Avenida 16 de Julho, número 1011, no bairro Novo Buritizal, em Macapá. O edital está disponível no Facebook da AMA Amapá.

As vagas não remuneradas são para as áreas de licenciatura em pedagogia, psicologia, fisioterapia, odontologia, informática (TI), educação física, serviço social, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

A seleção será realizada em duas etapas, análise de currículo e entrevista com o candidato logo após a inscrição.

O programa tem o objetivo de proporcionar aos estudantes, regularmente matriculados nas instituições de ensino superior, e aos profissionais regulamentados em seus respectivos conselhos, a oportunidade de adquirir experiência no acompanhamento terapêutico e pedagógico de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Segundo a presidente da AMA, Jane Capiberibe, muitos acadêmicos fazem especialização, mas não têm experiência prática nos tipos de processos ofertados para pessoas com deficiência. O estágio pretende capacitar esses estudantes para o mercado de trabalho.

“A importância para nós, como para quem vem ser voluntário, é o aprendizado. Nosso objetivo maior é preparar profissionais para o mercado de trabalho. Muitos fazem especialização, mas nunca tiveram a prática”, explicou a presidente da associação.

A carga horária dos aprovados será de 20 horas semanais durante 5 meses. Ao final do período, em junho, o estagiário/voluntário receberá certificação. Mediante avaliação técnica ao final do processo, poderá receber também o Certificado de Atendente TEA.

A lista dos selecionados será divulgada no dia 4 de fevereiro.

A associação atende hoje 32 autistas, de 3 aos 28 anos, com tratamento personalizado de acordo com suas dificuldades, seja comunicação ou motora. Em função do espaço disponível e estrutura, a AMA está aceitando novos atendimentos apenas para crianças de 2 aos 12 anos.

“A criança é avaliada e tem atendimento personalizado de acordo com sua dificuldade. Seja esta uma deficiência na coordenação motora grossa, na coordenação motora fina, na integração sensorial, pedagógica, comunicação alternativa, atividade física, fisioterapia, tudo que ela precisar vai ter um plano traçado em cima disso”, detalhou Jane.

Número de vagas para estagiários

Licenciatura em pedagogia – 16 vagas, 8 para manhã e 8 para tarde
Psicologia – 4 vagas, 2 para manhã e 2 para tarde
Fisioterapia – 2 vagas, 1 para manhã e 1 para tarde
Odontologia – 2 vagas, 1 para manhã e 1 para tarde
Informática (TI) – 2 vagas, 1 para manhã e 1 para tarde
Educação física – 2 vagas, 1 para manhã e 1 para tarde

Número de vagas para voluntários

Licenciatura em pedagogia – 8 vagas, 4 para manhã e 4 para tarde
Psicologia – 2 vagas, 1 para manhã e 1 para tarde
Serviço social – 2 vagas, 1 para manhã e 1 para tarde
Fonoaudiologia – 2 vagas, 1 para manhã e 1 para tarde
Terapia ocupacional – 2 vagas, 1 para manhã e 1 para tarde

Fonte: G1