Estudantes de Porto Velho se preparam para Mostra Brasileira de Foguetes; veja como participar

Cerca de 300 alunos da Escola Estadual Major Guapindaia, em Porto Velho, se preparam para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

A OBA conta com uma única fase, onde os alunos farão uma prova escrita, com dez questões, realizada simultaneamente em todo o país, no dia 17 de maio. A MOBFOG também tem uma fase, e consiste no lançamento de foguetes, onde o vencedor é aquele que alcançar a maior distância possível.

Escolas públicas e particulares podem se inscrever até o próximo domingo (17), no site da OBA e MOBFOG.

De acordo com o professor de física, Adeilson Nacimento, os estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio da Escola Major Guapindaia se preparam para o evento desde o início de fevereiro. Eles estão na fase de produção dos foguetes. Um “lançamento experimental” foi realizado na última semana para preparação dos alunos.

“A previsão é que o lançamento oficial dos foguetes seja feito no final de abril, iremos medir a distância alcançada por cada um e enviar o relatório para o evento nacional. Então ficamos aguardando os vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze”, explicou o professor.

Segundo João Canalle, que é coordenador nacional da olimpíada e astrônomo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o objetivo é “promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados”, disse entrevista ao G1 Educação.

O projeto

Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG também podem participar alunos que cursam o ensino superior.

Para participar da 22ª OBA e ou da 13ª MOBFOG a escola precisa preencher uma ficha de inscrição. Clique aqui para ter acesso ao formulário.

A OBA e a MOBFOG acontecem dentro das escolas inscritas, no final do projeto todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganharam alguma medalha o tipo dela também consta do certificado.

Fonte: G1