Pacto pela Aprendizagem é apresentado aos professores do ensino fundamental de Ariquemes

A equipe técnica de educação do senador Confúcio Moura apresentou, para gestores e professores da rede municipal de Ariquemes, as diretrizes do projeto Pacto pela Aprendizagem, e ministrou uma palestra de sensibilização aos profissionais que trabalharão com os alunos inscritos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o antigo Prova Brasil. O evento organizado pela prefeitura, aconteceu na sexta-feira (30), no auditório da escola estadual Heitor Villa Lobos.

O coordenador do projeto, Waldo Alves, explicou que a proposta do Pacto pela Aprendizagem é de transformar dez municípios de Rondônia em exemplos na área de educação, e assim ser replicado às demais cidades. “É um trabalho conjunto entre a sociedade civil organizada e a comunidade escolar para a melhoria na qualidade da educação”, pontuou.

O desdobramento do Pacto consiste em diversas parcerias nas questões estruturais das escolas, e também no envolvimento de todos os entes, para que se possa construir uma educação transformadora em Ariquemes, e nos demais municípios a ser implantado.

Além de apresentação, a equipe também desenvolveu uma ação de sensibilização dos professores em relação a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), especialmente voltada aos alunos que prestarão o exame do Saeb. “Essa é uma das ações do projeto. A sensibilização é muito interessante, pois o envolvimento dos docentes é fundamental para a melhoria da educação”, destacou Waldo.

De acordo com a coordenadora estadual, Vilma Alves, a educação, a ciência e a tecnologia são as principais bandeiras do senador Confúcio Moura, que está comprometido com a qualidade do ensino e aprendizagem em Rondônia. “Ariquemes é a próxima cidade a receber o projeto. Vamos colocá-la como referência em conhecimento”, destacou Vilma, ao informar que o calendário de visitas em busca de parceiros no município está em desenvolvimento, e que logo será executado.

Para a secretária de educação de Ariquemes, Cleuzeni Maria de Jesus, o projeto trará muitos benefícios. É uma iniciativa que deixa claro o compromisso de todos os segmentos da sociedade em prol de uma educação de qualidade. “Mobilizamos a comunidade escolar com desenvolvimento de projetos para todos os envolvidos: formação continuada, planejamento, monitoramento, aplicação de avaliação externa, devolutiva em resultados de estatísticas e apoio a projetos”, declarou.

Em tempo

O Pacto pela Aprendizagem é um compromisso, em conjunto com os municípios, autoridades, empresários e sociedade em geral, no desenvolvimento de projetos educacionais efetivos, os quais funcionam como um mecanismo fixo de discussão entre a sociedade em geral, os entes e/ou poderes, na busca de melhorias para os alunos da educação básica.

Deste modo, a iniciativa será implantada em dez municípios: Itapuã do Oeste, como marco inicial, lançado no dia 10 de agosto; Ariquemes; Candeias do Jamari; Colorado; São Miguel do Guaporé; e outras cidades em análise.

Outro projeto do senador Confúcio Moura, em tramitação no Senado Federal, é o programa Senado Educador (PRS n°21/2019), mediante o qual cada parlamentar poderá adotar simbolicamente uma ou mais escolas públicas de educação básica durante seu mandato, a fim de melhor compreender os desafios da comunidade escolar. A proposição foi aprovada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal (CE) no dia 25 de junho, e aguarda apreciação da mesa diretora.

Assessoria de Comunicação