A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21) a operação Mundurucus, em Belém e nos Estados de São Paulo e Amazonas. O objetivo é desarticular uma rede de tráfico internacional de drogas. De acordo com a PF, são cumpridos 21 mandados de prisão preventiva, 20 de busca e apreensão e 1 de condução coercitiva.

No período das investigações foram apreendidos aproximadamente 26 quilos da pasta base de cocaína e cinco quilos de maconha. Segundo a PF, as investigações se iniciaram há cerca de oito meses a partir de núcleos de traficantes interligados que adquiriam drogas vindas da Colômbia e do Peru, para serem distribuidas na região metropolitana de Belém.

Caminho da droga

A droga entrava no Brasil por cidades fronteiras no Estado do Amazonas, escondidas e era trazida para Belém escondida dentro de veículos que eram remetidos por balsa ou através de embarcações.

Além das prisões, a PF solicitou o bloqueio de 18 contas bancárias que eram utilizadas pelos investigados para movimentar valores provenientes do tráfico de drogas. Participam da operação 100 policiais federais.

Fonte: G1