Filho de costureira e de autônomo, o servidor público Jamerson Cruz da Silva, de 30 anos, carrega no currículo aprovações em 16 concursos públicos no Acre. Nascido em Rio Branco, capital do Acre, ele diz que o segredo é a dedicação diária nos estudos e a renúncia de momentos de lazer e vida social. Silva é concursado e continua a buscar outras aprovações.

O gosto pelos concursos públicos surgiu após ser aprovado, com 17 anos, para o cargo de Policial Militar voluntário da PM-AC, em 2004. Daí por diante, ele passou a colecionar dezenas de aprovações e nomeações nos anos seguintes.

“O segredo é a questão da dedicação em casa. Todas as minhas horas vagas são para os estudos, então, varia de quatro a seis horas por dia, mas tem dia que só tenho uma hora. O importante é estudar todos os dias. Outra coisa é a renúncia. Já abdiquei vários momentos de lazer e vida social para me manter estudando, mas, graças a isso, passei nos concursos”, lembra.

Entre as aprovações, estão cargos na PM em concursos de 2004, 2005, 2008 e 2015, agente penitenciário em 2007, agente de polícia civil em 2012 e perito criminal da Polícia Civil em 2015. Além de cargos na Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal do Acre (Ifac) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Estou aguardando convocação para perito criminal ou para professor do Ifac. Já trabalhei em quatro dos concursos que passei. Fiz alguns só para testar o conhecimento. A maioria dos que passei, fui nomeado, mas não tomei posse. Vou continuar estudando, meu sonho mesmo é passar para auditor fiscal da Receita Federal”, afirmou.

Estratégia de aprovação

O acreano comentou que, por ter vindo de família humilde, não teve condições de fazer cursinho para estudar para os concursos. Ele disse que foi aprendendo com o tempo a melhor forma de direcionar os estudos e garante que hoje tem uma técnica para estudar.

Devido ao currículo com dezenas de aprovações em concursos, muitas pessoas começaram a procurar Silva para saber qual o segredo e foi quando surgiu a ideia de abrir um negócio. Atualmente, ele tem um cursinho e investe também na carreira de empresário.

“Uma das estratégias para passar em vários concursos de áreas diferentes foi a resolução de questões. A melhor dica para direcionar o conhecimento é olhar o conteúdo do edital e principalmente ver como a banca cobra aqueles conteúdos em provas anteriores. Sempre fiz isso, resolvi muitas provas de concursos anteriores da mesma banca”, disse.

Dicas para quem quer resultado

Para quem busca uma aprovação em concurso, ele deixa um conselho: “A principal dica que eu dou é estudar com antecedência, ou seja, antes de sair o edital e não desistir nunca. Estudar até passar. Algumas pessoas levam um mês, outras um ano para passar, mas uma hora chega”, enfatizou.

O maior erro dos concurseiros principiantes, segundo Silva, é desanimar nas primeiras vezes que não passam. “Nessa área o que mais temos que ter é paciência e persistência. O principal concorrente é o próprio candidato. O certo é que quem estudar de forma mais dedicada é quem vai passar”, revelou.

Fonte: G1