O nível do Rio Branco, em Boa Vista subiu mais de 35 centímetros em 24h. Segundo dados da Companhia de Água e Esgoto de Roraima (Caer), até as 8h da manhã desta sexta-feira (24) a medição apontou que as águas estão a 1,22 metros. Na quinta-feira (23), no mesmo horário, o manancial estava com 0,86 metros, 36 centímetros mais baixo.

De acordo com o metereologista da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ramon Alves, apesar da grande quantidade chuva registrada nas 24h, a precipitação para o mês de fevereiro deve ocorrer dentro da normalidade.

“Se acumular, as chuvas de fevereiro não chegam nem a 50 milímetros, o que é considerado normal para o período. Como muitos dias se passaram sem que chovesse, as pessoas acabaram se assustando com a precipitação da noite de quarta-feira”, disse.

Alves disse também que o período chuvoso se inicia somente a partir de abril, com maior precipitação entre os meses de junho e julho.

Ele afirma que neste ano não ocorrerá o El Niño, fenômeno que reduz as chuvas e intensifica o calor. Por conta disso, é provável que chova mais um pouco em relação ao ano passado. Mesmo assim ele acredita que o nível do rio vai ficar dentro da normalidade mesmo com o período chuvoso.

Previsão de tempo para Boa Vista
Dados do Climatempo apontam sol com muitas nuvens durante o dia para esta sexta-feira (24) bem como períodos nublados, com chuva a qualquer hora. As temperaturas podem chegar a 24Cº e as máximas a 37Cº.

Fonte: G1