Uma ação de saúde ocorre durante todo este fim de semana em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Ao menos 120 pacientes que estavam à espera de atendimentos nas áreas de reumatologia e neuropediatria estão sendo atendidos.

A ação, segundo a Saúde, tem como foco reduzir a fila de espera de atendimentos pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em Rio Branco. Os atendimentos estão sendo feitos no Hospital de Dermatologia Sanitária do município, durante todo este sábado (23) e terminam no final da tarde deste domingo (24).

O mutirão é desenvolvido pela regional de saúde Juruá e Tarauacá/Envira e alcança 120 pacientes, entre eles 15 crianças autistas que recebem atendimento no Centro de Tratamento para Crianças com Autismo (Centrin), uma parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul.

O objetivo da ação é oferecer conforto aos pacientes, já que a viagem para fora de domicílio causa outros transtornos, como a saudade da família e gastos pessoais com hospedagem e alimentação.

Duas médicas, uma neuropediatra e uma reumatologista, compõem a equipe que conta também com profissionais das áreas de psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia. De acordo com a Saúde, vão ser feitas ao todo 13 infusões aos pacientes de reumatologia e 45 atendimentos ambulatoriais.

Fonte: G1