É com profundo pesar e consternação que recebemos a triste notícia do falecimento do jornalista Euro Tourinho, ocorrida nesta segunda-feira, 25 de novembro de 2019, no Hospital 09 de Julho, em Porto Velho, RO.

Nascido no dia 17 de janeiro de 1922, em Corumbá, no hoje Estado de Mato Grosso do Sul, o jornalista Euro Tourinho sempre carregou consigo o amor pelo jornalismo. Foram mais de 63 anos dedicados a comunicação. Tourinho chegou em Rondônia em 1932, com 10 anos de idade, na companhia de seu pai, Homero Tourinho.

Tourinho viajou de navio durante quatro meses até Manaus e trabalhou em seringal. Um dos momentos marcantes na vida do jornalista foi a entrega de um jornal para o ex-presidente Juscelino Kubitschek, que veio para Rondônia, no município de Vilhena, onde participou da derrubada de uma árvore, que autorizava a construção da BR-364, na época conhecida como BR-29. No jornal Alto Madeira, fundado em 1917, Euro Tourinho iniciou como repórter no ano de 1950 e anos depois passou a editar e comandar o mais antigo jornal rondoniense.

Sua história de vida e seu legado será lembrado por todos os moradores da Amazônia e por todos os que conhecem seu valoroso trabalho para além de nossas fronteiras. Nós, da Associação Cacoalense de Imprensa (ACI), solidarizamo-nos com a família, amigos e colegas de trabalho por essa perda irreparável.

ACI – Associação Cacoalense de Imprensa
Siderlandio Simões – Presidente