A Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau) decidiu ampliar a faixa etária da vacina contra o HPV para mulheres de até 26 anos de forma gratuita a partir desta quinta-feira (26). Até então, a imunização era destinada só aos meninos de 11 a 14 anos e às meninas de 9 a 15 anos.

O novo público-alvo poderá se imunizar na sala de vacinação no prédio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) que na rua Arnaldo Brandão, esquina com a avenida Capitão Júlio Bezerra, 3.418, bairro São Francisco, zona Norte da cidade.

O atendimento ocorre das 7h30 às 12h. Para receber a dose, as mulheres devem levar documento oficial com foto. A vacinação segue até o final deste mês.

Segundo a Sesau, foco é ampliar as ações de prevenção, combatendo também novos casos de câncer de colo do útero, que em Roraima, fica à frente do câncer de mama e é um dos que mais atinge as mulheres.

“Como estamos no Outubro Rosa, implantamos a sala para chamar a atenção das mulheres a procurarem a vacinação contra o HPV, para proteção contra o câncer de colo de útero”, explicou a coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, Daniela Souza.

Segundo dados do Laboratório de Anatomocitopatologia de Roraima (Laper), onde são feitos os diagnósticos de câncer, os tipos mais incidentes no estado são os de pele, colo do útero, mama, próstata e pulmão.

Vacina

A vacina quadrivalente protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18, do vírus HPV principais causadores de verrugas e cancêr no cólo do útero, pênis e ânus.

Nas mulheres, o vírus HPV é responsável por praticamente todos os casos de câncer do cólo do útero, o terceiro mais incidente entre mulheres brasileiras, atrás dos tumores de mama e intestino, de acordo com o Ministério da Saúde.

Fonte: G1