Mais de uma tonelada de lixo foi retirada do Rio Branco, em Roraima, neste domingo (26), durante a 8ª edição do ‘Amigos do Rio’.

A iniciativa, organizada pela Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), durou quase 4h e contou com a participação de 100 voluntários. O lixo foi retirado das margens do Rio Branco, em Boa Vista.

O trabalho foi feito em alusão ao Dia Internacional da Água, celebrado na quarta-feira (22).

De acordo com o presidente da Femarh, Rogério Martins, o objetivo principal do projeto é a mobilização da sociedade para conscientizar todos sobre a importância de cuidar das reservas de água do estado.

“Em todas as edições, nós envolvemos a sociedade em geral. Hoje, estamos com várias instituições e cidadãos comuns aqui presentes neste momento de sensibilizar as pessoas e convencê-las de proteger o meio ambiente. É só olhar para essa quantidade de resíduos e ver o quanto estamos agredindo nossas águas”, argumentou.

A novidade desta edição do evento foi a participação da integrantes da Associação Global de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Boa Vista e da Associação Terra Viva de Catadores de Materiais Recicláveis de Roraima. Os catadores fizeram a coleta seletiva no local e reciclarão cerca de 100 quilos de material.

Fonte: G1