Com o registro de 01 caso de meningite este ano em Pimenta Bueno, a Secretaria Municipal de Saúde de Pimenta Bueno se mobilizou com o trabalho de investigação do caso e orientação para a SEMEC sobre a importância da prevenção da doença, e principalmente com a imunização por meio da vacinação das crianças.

De acordo com a enfermeira Elizabete K Y Xavier, além da vacinação, as mães devem se manter sempre atentas aos primeiros sintomas, eis que é uma enfermidade de evolução muito rápida, contagiosa, que se propaga pela via respiratória.

Em relação ao caso ocorrido, a secretaria de saúde informa que por ser transmitida por via respiratória, a pessoa que teve contato próximo a doença já teria manifestado. Pelas informações repassadas pela equipe do Hospital Regional de Cacoal – HCR, o resultado do exame de líquor do paciente, não acusou a presença de bactérias, portanto não há necessidade de uso de medicamento para nenhuma pessoa que teve contato com a pessoa.

A escola poderá realizar suas atividades normais, observando as condições de saúde dos escolares e comunidade.
A meningite é passível de cura, existe tratamento na rede pública de saúde. Dentro de casa os adultos devem ficar atentos a sinais e sintomas dela, como febre, vômito, náuseas, irritabilidade, recusa alimentar, cefaléia, dificuldade respiratória, dores musculares e articulares e rigidez na nuca, entre outros. Se tiver um desses sintomas, devem procurar atendimento médico imediato. (Como seu contágio se dá por via respiratória recomendamos é importante manter arejados os ambientes de circulação das crianças – casa, escolas, creches, ônibus, etc.), como estratégia de saúde preventiva nesses logradouros.

Também esclarecemos que a Secretaria Municipal de Saúde realiza campanhas de vacinação anualmente na zona rural e urbana conforme preconiza o Ministério da Saúde, neste ano realizamos a campanha de multivacinação na escola da Linha 108, no dia 29 de outubro de 2019, quando foram atendidas, avaliadas e atualizadas as cadernetas de vacinação dos alunos e comunidade. O caso de meningite foi Notificado no dia 06 de Novembro/2019.
A Secretaria Municipal de Saúde se coloca à disposição para maiores esclarecimentos através do telefone (069) 3451 – 2465

Marineide Goulart Mariano
Secretária Municipal de Saúde
SEMSAU/PB