Blog também tira dúvidas sobre se vale a pena comprar Macbook usado, e sobre a economia de energia da bateria do celular usando o modo noturno.
Por Ronaldo Prass

(Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, utilize o espaço para comentários abaixo e escreva sua pergunta)

Bitcoin e blockchain
Eu tenho uma dúvida sobre criptomoedas. Qual a diferença entre Bitcoin e o Blockchain? – Leonardo

Olá, Leonardo! O bitcoin é uma das centenas de criptomoedas existentes. Ele ganhou enorme notoriedade devido à sua grande valorização em 2018.

Já o blockchain é a estrutura necessária para o armazenamento das transações realizadas com as criptomoedas. Isso significa que qualquer criptomoeda requer a blockchain para operar. Apesar disso, a blockchain não está restrita às operações com moedas virtuais.

Essa tecnologia já é considerada o principal legado das criptomoedas, pois ela que permitiu integrar e validar milhares de informações armazenadas em bancos de dados distribuídos pelo mundo.

Existem diversos projetos que utilizam essa tecnologia, como pesquisas médicas, gerenciamento de logística para exportação de grãos, remuneração de artistas em serviços de streaming de músicas, entre outros.

A modalidade de pagamento instantâneo, que em breve entrará em operação no Brasil, requer uma rede baseada em blockchain, mas completamente independente das criptomoedas.
Representação da moeda virtual bitcoin — Foto: Jack Guez/AFPRepresentação da moeda

Macbook usado
Oi, Ronaldo! Eu estou aprendendo a programar para o iPhone e, para compilar os meus apps, preciso de um Macbook. Vale a pena comprar um Macbook usado para eu continuar os meus estudos? – Guilherme

Olá, Guilherme! É possível comprar um Macbook de segunda mão para usá-lo como ferramenta de programação. Mas é necessário levar em consideração alguns aspectos:

Verifique se o ano de fabricação do computador é superior a 2011. Somente equipamentos mais novos são suportados pela versão mais recente do sistema operacional MacOS. Esse é o principal pré-requisito para instalar a versão atual do Xcode, que é a ferramenta de programação para criar os seus aplicativos;
Teste todo o teclado para verificar se ele está funcionando corretamente;
Verifique se existe algum sinal ou marca na tela, pois essas falhas podem comprometer o uso do computador em breve e é um componente de alto custo para ser substituído;
Teste a execução de áudio. É comum que alguns modelos de Macbook passem a apresentar ruídos desagradáveis devido a problemas nos autofalantes;
Teste a conectividade das portas USB, Bluetooth e Wi-Fi;
Verifique o tempo de autonomia da bateria.
Os computadores fabricados pela Apple têm uma boa durabilidade, porém os seus componentes não costumam ser baratos. Por esse motivo, prefira investir em equipamentos sem defeitos.

E o principal: verifique se o iCloud está liberado para que você possa inserir a sua conta, jamais compre um equipamento de origem duvidosa e com o iCloud bloqueado.
Modo noturno e economia de energia
Oi, Ronaldo! Eu li sobre as vantagens do modo noturno, usar essa configuração irá realmente economizar energia da bateria? – Eduardo

Olá, Eduardo! Sim, o modo noturno — além de proporcionar um maior conforto visual em usar o dispositivo em ambientes com pouca iluminação — permite economizar energia da bateria, devido à redução significativa no brilho da tela do celular.

Resumo do dia

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Inscreva-se e receba a newsletter
Seja o primeiro a comentar