O mês de outubro é marcado por várias atividades que alertam sobre a importância de as mulheres fazerem exames preventivos para evitar o câncer de mama. Em Rio Branco, o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) vai fazer exames durante a campanha do “Outubro Rosa” sem agendamento para as mulheres a partir de 40 anos.

A gerente de Assistência da Cecon, Carina Hechenberger, explica que os as pacientes podem buscar a unidade para fazer os exames nos horários de 7h, 11h e 13h de segunda-feira a sexta-feira.

Carina lembra que o Ministério da Saúde recomenda o exame para as mulheres de 50 a 69 anos e afirma que a mamografia pode identificar o câncer antes do surgimento de sintomas.

“Temos uma média de 400 a 500 exames por mês e no ano passado as mulheres atenderam o chamado para cuidar da saúde e dobramos esse número durante o mês de outubro. Nossa expectativa é que essas mulheres voltem a buscar o serviço para fazer a sua mamografia de rastreamento”, afirma.

Em 2017, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) registrou 96 casos de câncer de mama. Para fazer o exame sem agendamento no Cencon, a mulher precisa apenas ir até a unidade com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG e comprovante de residência.

“Ela [mulher] faz o exame no mesmo dia e pode escolher o melhor horário. Os atendimentos vão ser feitos por ordem de chegada. Porém, aquela mulher que não quiser esperar e quiser fazer o agendamento para um exame futuro também pode fazer isso”, finaliza.

Fonte: G1